Características químicas dos óleos essenciais


Você sabia que os óleos essenciais utilizados na Aromaterapia são uma mistura potente de químicos com uma gama de propriedades e reações?

E, principalmente, que devem ser manuseados com cuidado.


A área de estudos desses químicos que estão presentes nas plantas é chamada de química orgânica.


Que, neste caso, tem como princípio as moléculas especializadas dos óleos essenciais, que são a base dos produtos naturais de um grupo composto chamado Terpenos.


Existem diversos grupos químicos e cada um deles possui indicações de propriedades e usos terapêuticos específicos. O equilíbrio perfeito das propriedades pode ser feito a partir de sinergias de óleos essenciais.


A diversidade molecular dos produtos naturais é muito superior àquela derivada dos processos de síntese, que, apesar dos avanços consideráveis, ainda é limitada. Por isso, elas tem tanto valor para a Aromaterapia e outras práticas naturais.


De forma geral, os óleos essenciais são misturas complexas de substâncias voláteis lipofílicas geralmente odoríferas e líquidas. A principal característica deles é a volatilidade.


A maior parte dos óleos essenciais é insaturado, ou seja, apresentam ligações duplas e triplas. Essas ligações múltiplas costumam ser muito reativas e podem se combinar facilmente com oxigênio se não forem corretamente armazenadas.


Além disso, os óleos essenciais apresentam isomerismo, que é a mesma estrutura molecular apresentada em diferentes aromas, dependendo do arranjo dos átomos.


Por isso, esteja sempre atento na hora de comprar um produto que contém óleos essenciais. Tire suas dúvidas antes, converse com quem está vendendo se precisar, pra saber a procedência dos óleos e também como eles são manuseados e compostos em seus produtos.

Quando o assunto é óleo essencial e saúde todo cuidado é pouco!


Se tiver alguma dúvida, estou à disposição pelo chat e whats app! E aproveita pra dar uma passadinha na aba dos produtos, pra ver o que mais combina com o seu momento atual! Vou amar receber seu pedido!



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você sabe definir as suas emoções? Sabe de onde elas vêm? Definir emoções não é uma tarefa simples, mas você sabia que estudos comprovaram que os fetos são capazes de expressar uma certa variedade de