ÓLEOS MAIS UTILIZADOS

Alguns dos óleos que mais utilizamos na Aromaterapia e em produtos naturais.


Lavanda: é analgésica, relaxante muscular e cicatrizante.

Copaíba: anti-inflamatório, expectorante e cicatrizante.

Gerânio: ansiolítico, antidepressivo e regulador hormonal.

Eucalipto: antiviral, anti-inflamatório e expectorante.

Olíbano: anti-inflamatório, clareador mental, restaurador.



Mais algumas propriedades de cada óleo essencial descrito acima.

A Lavanda é hipotensor, equilibra o Sistema Nervoso Central, atua contra a depressão e a insônia. Além disso, é regeneradora da pele, antisséptica, podendo ser usada em feridas, queimaduras, peles inflamadas, alergias e psoríase.

Também é útil em distúrbios femininos como cólicas, fluxo irregular, corrimentos, leveduras e nos sintomas da TPM.


A Copaíba, é nativa da Amazônia e possui inúmeras propriedades medicinais, sendo utilizada pelos indígenas desde muito antes de a encontrarmos. Seu óleo auxilia em casos de inflamação articular, possui ação cicatrizante, bactericida, germicida, além de ser expectorante e analgésica.

É indicada em casos de micoses de unha, problemas respiratórios como sinusite, tosse, pneumonia e infecção da garganta.

Na pele, atua contra oleosidade, acne, espinhas e linhas de expressão, pois é antioxidante. E também combate caspa e dá brilho aos cabelos.


O Gerânio é conhecido como o óleo da mulher e é muito indicado para os distúrbios femininos, como sintomas da menopausa e TPM, cólicas menstruais, fluxo irregular, seios doloridos e inchaço dos pés.

Além disso, é indicado para problemas emocionais como ansiedade, insônia, nervosismo e tensão. Nos cuidados com a pele, é adstringente, tônico, equilibrante das glândulas sebáceas, cicatrizante e anti-inflamatório.

Também pode ser usado como repelente de insetos no aromatizador, juntamente contribuindo para uma atmosfera relaxante.


O Eucalipto é muito usado e difundido em todo o mundo. Muito conhecido por sua atuação no trato respiratório, por ser mucolítico e expectorante, além de anti-inflamatório e bactericida.

É indicado em casos de gripe, resfriados, bronquite, sinusite, rinite, pneumonia, dor de garganta, além de dores musculares e como repelente de mosquitos.


Por fim, o Olíbano, é uma das substâncias mais caras da antiguidade. Era utilizado em rituais religiosos. Potente anti-inflamatório e imunoestimulante, aumenta a capacidade de defesa do corpo. Dentre muitas propriedades, podemos destacar sua atuação no trato respiratório em casos de bronquite, asma e catarro.

Nos cuidados com a pele, é um excelente antirrugas, além de cicatrizante, bactericida e fungicida.

Atua no sistema nervoso como tranquilizante e confortante para a mente.



Gostou!? Corre na loja ver os produtos que temos com esses óleos essenciais!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você sabe definir as suas emoções? Sabe de onde elas vêm? Definir emoções não é uma tarefa simples, mas você sabia que estudos comprovaram que os fetos são capazes de expressar uma certa variedade de