ÓLEO ESSENCIAL x ESSÊNCIA SINTÉTICA

Qual a diferença entre os dois?


O óleo essencial refere-se aos compostos voláteis extraídos de plantas aromáticas que fazem parte de seu metabolismo secundário. Essa extração geralmente é por arraste de vapor.


Óleos essenciais são substâncias muito complexas, pois possuem muitos compostos químicos, às vezes mais de 100, sendo alguns em concentração ínfima, e que lhe dão sua característica de aroma e propriedades terapêuticas.


Estes compostos muitas vezes possuem isômeros óticos, de síntese difícil e que conferem propriedades particulares ao óleo.


As sinergias de todos estes componentes fazem do óleo essencial um produto único, com características peculiares não passíveis de imitações, e que interagem com as células do corpo, podendo trazer benefícios múltiplos e minimizar efeitos colaterais.


Sendo assim, o óleo essencial é uma substância 100% natural.


Já a essência, é um termo que refere-se a moléculas aromáticas sintetizadas ou extraídas de óleos essenciais, que em uma mistura de algumas delas pode-se chegar a uma fragrância desejada.


Portanto, não é um produto natural, e está mais suscetível a causar alergias, bem como não pode ser utilizado para fins terapêuticos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você sabe definir as suas emoções? Sabe de onde elas vêm? Definir emoções não é uma tarefa simples, mas você sabia que estudos comprovaram que os fetos são capazes de expressar uma certa variedade de